Projeto da USP inspira jovens em Embu das Artes e mostra que a universidade pública é possível
Um reencontro emocionante entre passado e futuro está acontecendo em Embu das Artes. A cidade é uma das 134 que participam do projeto "De Volta à Escola: Eu na USP", uma iniciativa da Universidade de São Paulo (USP) que leva estudantes universitários, egressos de escolas públicas, de volta às instituições onde iniciaram sua jornada acadêmica — com o objetivo de inspirar os alunos do ensino médio e mostrar que a universidade pública é, sim, possível e acessível.
Ao todo, 700 universitários participarão da ação, visitando 421 escolas públicas até 5 de setembro. Em Embu das Artes, a Escola Estadual Odete Maria de Freitas recebeu a visita da estudante Paula Eugênia da Silva, aluna do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da USP. Ela compartilhou sua história, falou sobre o vestibular, a vida universitária e o impacto da educação pública em sua trajetória.
“É algo fantástico. Voltar à minha antiga escola, contar minha história e mostrar que é possível entrar na USP vindo de uma escola pública... é algo que eu desejo para todos eles”, destacou Paula.
A palestra foi um momento de descoberta e motivação para os alunos. Ana Júlia da Silva Pereira, estudante do 3º ano, comentou que antes da visita nem sabia que a USP era gratuita. Já Isaque Rodrigues afirmou que a conversa trouxe “um ar de esperança para quem vem da escola pública”.
O projeto faz parte do programa USP e as Profissões, que promove visitas e ações para aproximar os jovens da universidade. A ideia é quebrar barreiras, combater a autoexclusão e mostrar, na prática, que o ensino superior público pode ser uma realidade.
Segundo a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite, o retorno tem sido muito positivo. “Os alunos descobrem que a USP não é algo distante, e sim uma porta aberta com muitas oportunidades.”
Além das visitas, cada escola recebe um kit com materiais informativos para professores e estudantes, fortalecendo o vínculo entre o ensino médio e o superior.
Ações futuras
Além do projeto de visitas, o programa USP e as Profissões realiza feiras online, visitas monitoradas aos campi e, este ano, estreia o evento "Um Dia na USP", nos dias 12 e 13 de setembro, nos campi do interior e na capital paulista.
Da Redação do Jornal na Net